quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Errando a mão

A Web 2.0 com todo seu conceito de colaboração, interatividade só virou realidade graças ao AJAX que permitiu criar aplicações e serviços na Web com melhor interação com o usuário.

Um dos primeiros serviços a utilizar AJAX e ser considerado um serviço Web 2.0 foi o Gmail, que, do dia pra noite, tornou todos os webmail que existiam até então ultrapassados.

Buscando correr atrás do Gmail todas os outros serviços de e-mail gratuito começaram a aumentar o espaço de armazenamento, mas ainda faltava a facilidade de uso, velocidade e etc... propiciados pelo uso de AJAX.

A busca pela facilidade de uso pro usuário parece ter sido tão perseguida que acabou fazendo dois gigantes da informática errar na mão.

A Microsoft colocou a alguns meses seu novo Windows Live Hotmail no ar, muito bonito, legal de usar, mas desde que sua banda seja larga e você tenha um bom computador, pois a aplicação em AJAX acaba fazendo o navegador consumir muita memória.

Sinceramente não dei muita importância a esse (ao meu ver) erro da Microsoft, mas semana passada o Yahoo anunciou que a nova versão de seu serviço de e-mail irá sair da versão beta e entrar em funcionamento para todos os usuários, também é muito bonito, usei a versão beta desde seu lançamento, mas ela sofre do mesmo problema do serviço da Microsoft, o serviço é pesado, parece que fica meio travado, e você precisa ter conexão de banda larga (o próprio site avisa que usuários de conexão discada devem utilizar a versão anterior) sem contar o peso pro navegador.

Eu trabalho desenvolvendo pra Web, tanto desenvolvendo sistemas quanto sites abertos na Internet, e me preocupo em fazer um site leve, usando Web Standards, seguindo tudo o que a W3C manda, escrevo um código JavaScript não obstrutivo, só uso AJAX em sistemas que conheço o público alvo e tenho certeza que todos irão utilizar as últimas versões do Internet Explorer ou do Firefox. Mas ao mesmo tempo que eu e muitas pessoas buscam fazer algo que funcione igualmente pra todos, o Yahoo se dá ao luxo de desenvolver uma versão de um de seus serviços mais utilizados que apenas funciona bem em conexões de banda larga.

Acho que a busca intensa em criar algo próximo do que o usuário encontra em um programa de e-mail normal fez as empresas esquecer algumas bases importantes do desenvolvimento pra Web.

2 comentários:

Santiago disse...

Leo, vc tambem tem problemas com o firefox nas paginas que contem ajax? é problema do firefox ou do código? tem como contornar isso?

Leonardo Fortunato disse...

Santiago,
Infelizmente o Internet Explorer e o Firefox falam línguas diferentes em muitos casos, mas cabe aos desenvolvedores tornar suas aplicações em AJAX funcionar em ambos e também no Opera, Safari e outros navegadores, não é impossível!
Na Internet existem muitas reportagens sobre isso, e o problema não fica restrito apenas ao AJAX, algumas coisas de CSS também são diferentes.
Abraços