quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Alguém realmente gostaria de voltar no tempo?

Acabei de ler no UOL Mídia Global (http://noticias.uol.com.br/midiaglobal) um texto da revista inglesa Prospect (http://www.prospect-magazine.co.uk) sobre Web 2.0 com o título, "Uma ditadura de idiotas" (http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2007/08/16/ult2678u112.jhtm), e que trata de um assunto que sinceramente me surpreendeu, as críticas ao principal pilar da Web 2.0, a colaboração.

Existem alguns críticos que consideram que o princípio da colaboração, principalmente em casos igual a da Wikipédia para a criação de conteúdo informativo, pode minar a compreensão do conhecimento e da verdade.

Então temos que voltar aos tempos em que as fontes de informação eram os jornais impressos, as revistas e os poucos canais de televisão...

Fica a pergunta que o autor do texto faz e que é o título desse post, "Alguém realmente gostaria de voltar no tempo?"

2 comentários:

Unknown disse...

Eae leo, sei que vc é um defensor ferrenho da web 2.0, e eu tambem acredito no potencial dessas ferramentas... afinal a internet tem um dos principais objetivos a troca de idéias e comuniação entre entre os usuarios

mas o pouco tempo que eu passo em sites assim como o orkut me revira o estomago, é uma junção de merda e idéias idiotas, como um falando mais besteira que o outro, e quando aparece uma idéia boa sempre tem um animal estragando a conversa, é simplismente ridiculo! e a web2.0 vai potencializar muito a oportunidade de cada um falar o que quiser (a merda que quiser)

Como vc tem um blog acredito que visite muitos outros tambem, e sejamos honestos, a grande maioria é uma perda de tempo e espaço... mas eu ainda não me incomodo com isso, pois cada um tem direito de falar o que quiser, mas o que me da raiva é quando eu faço uma busca nao google por exemplo 90% dos resultados são blogs que não falam nada de interessante!!! isso sim me prejudica, é uma poluição da internet...
Agora vc consegue me dizer como barrar essa poluição? como separar o que é util do que é lixo? porque isso vai ser um problema realmente sério daqui pra frente...

pensa nisso tambem antes de ignorar essas critica...

[]´s cara

Leonardo Fortunato disse...

Santiago,
Realmente ainda tem muita gente que fala "merda", que atrapalha, mas em tudo é necessário um tempo pra que o objetivo seja atingido, um exemplo são os blogs, a mais ou menos 4 anos atrás, quando surgiram os blogs, todo menino e menina tinha um, funcionando como seu diário virtual, mas hoje em dia os novos blogs estão realmente atingindo o objetivo esperado de colaboração, participação, são blogs como esse, como os blogs de executivos, e outros. Um dos meus posts recentes falou disso (http://leonardofortunato.blogspot.com/2007/08/blog-e-carreira.html).
Abraços