terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inovação, mudanças e criatividade

Uma das palavras do momento na área de tecnologia da informação é "inovação", acredito até que está sendo usada em excesso, no lugar de "mudança" e "criatividade". E não faltam artigos na Internet e em revistas falando de inovação, inclusive tem alguns que gostei no fim do post.

Mas, o que é inovar? O que é uma mudança? O que é uma demonstração de criatividade? Eu acredito que inovar é uma demonstração de criatividade que provoca uma mudança prática, ou seja, foi criado algo novo/diferente e útil.

No dia-a-dia de TI a inovação não precisa ser uma constante, diferente do pregado por muitas organizações, a inovação deve vir de um processo contínuo, onde a criatividade dos colaboradores deve possuir um meio canalizador que reúna as ideias e consiga pinçar as realmente interessantes e transforma-las em realidade. O "filtro" de ideias interessantes deve ser criterioso, porém deve ter a "cabeça aberta" para não deixar passar algumas ideias que a primeira vista não sejam tão boas, ou que consiga desenvolver outras que ainda estejam bem primitivas, mas o importante é ter foco na estratégia da organização, evitando caminhos que no fim não levam a lugar algum.

Organizações que carecem de inovação, em muitos casos, acaba caindo em um poço de estagnação, outras, conseguem se manter, pois a inovação de ontem ainda trás frutos, tudo depende da área de atuação, na TI a inovação é muito importante e o poço de estagnação está sempre no caminho, e cabe às inovações criar alguns desvios, mas em áreas mais tradicionais, a inovação praticamente não ocorre.

Algumas organizações são baseadas na inovação, ou melhor, na criatividade, como o Google, que permite a seus colaboradores dedicar parte do tempo na empresa às ideias que achem interessantes, mas nesses casos deve ser montada uma boa estrutura de governança, que impeça a organização de entrar em um caos de mudanças, inovações e ideias.

Cabe ainda às organizações e aos colaboradores entenderem o papel de cada um nesse processo, algumas pessoas possuem muitas ideias mas não possuem a capacidade de matura-las, alguns possuem poucas ideias novas, mas conseguem, a partir de uma ideia criada, desenvolver algo maduro.

 

0 comentários: