sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A febre do Twitter

Estou atrasado, eu sei. Mas a febre do Twitter não passa. Começou com algumas pessoas, entre as mais expressivas e expoentes o Marcelo Tas @marcelotas (que inclusive começou a usar o Twitter há muito tempo atrás, antes dos primeiros sinais da febre) e foi crescendo, aparecendo na mídia televisiva e impressa, até que chegou ao estado atual. Twitter Bird

No Brasil temos cantores, apresentadores de TV, atores, esportistas e políticos entre as pessoas físicas, além de alguns órgãos públicos e empresas que o utilizam como uma forma de relacionamento mais próxima com o seu público.

A participação de alguns políticos, com destaque para o Governador do Estado de São Paulo José Serra @joseserra_, que costuma atualizar seu perfil de madrugada, e alguns Senadores da República (@Mercadante, @joseagripino, @Sen_Cristovam, entre outros), mostra o lado humano dos políticos e permite um contato direto, trazendo ao povo informações sobre suas atividades e seu trabalho.

As eleições em 2010 deverão ser um marco para o Twitter no Brasil, e também para as demais ferramentas da Internet em geral, onde grande parte dos candidatos, principalmente aos cargos legislativos, que possuem menos tempo de TV, poderão utilizar o Twitter como uma forma de demonstrar suas ideias e ideologias, isso se o congresso não resolver aprovar a censura à Internet nas eleições. De qualquer forma, o Tribunal Superior Eleitoral deverá estar de olho na Internet para evitar abusos, que deverão ocorrer, mas esse contato com os candidatos será muito bem-vindo.

Os órgãos públicos tem usado o Twitter principalmente para divulgar notícias das suas administrações, informações que muitas vezes ficavam perdidas em sites do governo, sem que ninguém visse.

Uma turma que também está forte no Twitter são os pilotos (de Fórmula 1, GP2, Indy, Stock Car, etc) que mostram seu dia-a-dia e alguns "extras" das corridas.

Uma coisa ruim do Twitter é muitas vezes não saber se o perfil é realmente do fulano ou beltrano, ou se é um fake. Para resolver isso agora existe um selo no perfil Verified Account, mas poucos no Brasil o possuem, e se por caso não encontrar o selo, uma alternativa é buscar no blog ou site oficial da pessoa uma referência ao seu perfil do Twitter.

Aqui no blog tem as minhas últimas atualizações no meu perfil do Twitter @leofortunato e nele você encontra, entre as pessoas que sigo, os perfis da turma que citei acima.

0 comentários: