domingo, 23 de setembro de 2007

Para não errar a mão - Velocidade do site

Vamos finalizar essa série sobre desenvolvimento web falando sobre os cuidados fazer um site que abra um pouco mais rápido que os outros.

Gostaria de dizer que vou dar uma palestra sobre Web Standards, onde irei falar também sobre as dicas que dei nessa série de posts, na 9ª Jornada de Informática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, de 22 a 26 de Outubro, ainda não tenho a data e horário da palestra, mas assim que tiver disponibilizo aqui.


Quando você está desenvolvendo um site você deve estar atento ao tamanho do seu site, e não digo apenas o tamanho das imagens e animações em flash, mas também do tamanho dos arquivos HTML, CSS e JavaScript. Se você está pensando que vou falar sobre conexões discadas x banda larga, você está certo, mas não somente isso.

É muito importante que seu site na Internet carregue com um tempo razoável mesmo em conexões discadas, pois algumas vezes as conexões de banda larga podem sofrer problemas de lentidão, e não é interessante afugentar o usuário. E o tamanho dos arquivos também tem influência na banda da sua empresa que está sendo consumida para abrir esse site, se você imaginar uma página com 10 mil acessos diários, uma economia de 5Kb pode significar mais que 1Gb de banda economizada no fim do mês.

Como analisar o tempo de abertura do seu site, e o tamanho dos arquivos é uma tarefa que delego ao Web Page Speed Report (http://www.websiteoptimization.com/services/analyze/index.html), também presente na Web Developer Toolbar do Firefox, que gera um relatório detalhado do seu site, tamanho total do site, tamanho do arquivo HTML, do arquivo CSS, das imagens, além de no final comentar o resultado da análise. Se você for seguir a risca tudo o que está escrito nas recomendações desse site você está ferrado, pois já analisei vários sites nessa ferramenta (Terra, UOL, Google, UNESP) e apenas o do Google recebeu sinal verde em tudo, mas, a página inicial do Google não tem praticamente nada.

O que você deve mais estar atento nessa ferramenta é o tamanho dos seus arquivos HTML, CSS e JavaScript, pois são o núcleo da sua página, as imagens também são importantes, mas esses 3 vão demonstrar quanto tempo vai levar pro seu site estar visível na tela do usuário, evitando que ele fuja devido a demora do site.

O tamanho do arquivo HTML, e em alguns casos do CSS, também é importante devido a possibilidade de dispositivos que utilizem a rede de telefonia celular acessar seu site, já que atualmente no Brasil a navegação na Internet pela telefonia celular é bem lenta.

Percebi que o maior erro que eu cometia no desenvolvimento era utilizar nomes de classes CSS e de id's de div's enormes, como menu-esq-sem-submenu, e acabava tendo que repetir essa palavra pelo arquivo CSS diversas vezes, a diminuição desses nomes pode trazer um ganho de vários Kbs a sua página, principalmente no arquivo CSS.

Dúvidas, sugestões, críticas e outros, entrem em contato, deixem seus comentários.