terça-feira, 4 de setembro de 2007

ODF x OpenXML - O Google entra na briga?

Domingo passado a ISO recebeu os votos das entidades responsáveis pelas normas técnicas de cada país filiado a ela (no caso o Brasil é a ABNT) sobre a aprovação do OpenXML, padrão de aberto de documentos criado pela Microsoft (http://www.microsoft.com.br/), como um padrão ISO, o que abriria caminho para uma adoção maior do OpenXML, principalmente por governos, que tem dado preferência ao ODF, que já é um formato com padrão ISO, e é utilizado principalmente no OpenOffice.org e no StarOffice.

Não quero entrar no mérito de qual formato é o melhor, de se o OpenXML deve ou não virar padrão ISO. Mas hoje, diante do preço alto do pacote Office da Microsoft, muitas empresas tem migrado para o OpenOffice.org (BrOffice.org no Brasil) que possui a maior parte dos recursos utilizados por usuários de escritório. E visando essa migração, o Google parece querer tirar proveito, a três semanas o Google Pack (http://pack.google.com.br/), seu pacote de softwares para download gratuito, conta com o StarOffice 8, da Sun Microsystems (http://br.sun.com/), como uma de suas opções.

O StarOffice é um pacote pago, vendido por 70 dólares pela Sun, que estará disponível gratuitamente no Google Pack. E é o projeto pai do OpenOffice.org (que é apoiado pela Sun), que foi criado com base no seu código fonte liberado pela Sun em 2000.

Uma pergunta que fica é porquê o Google optou pelo StarOffice e não pelo OpenOffice.org, visto que a diferença entre os dois é que o primeiro possui alguns componentes proprietários, inclusive para a migração para o Office.

2 comentários:

Daniel Assad disse...

Com certeza esse é um movimento estratégico muito interessante da Sun e Google!

Se eu não me engano, o setup do runtime do Java contém a barra de buscas Google!

Outra coisa interessante: o CEO do google trabalhou muito com a Sun se eu não me engano!

Mas o que eu acho mais legal é essa penetração Google no Desktop! Será que um dia haverá uma integração entre essa versão do Star Office e o Google Docs? A propósito.. há aplicações S+S Google? Conheço apenas SaaS. Essa possível integração que eu citei seria o primeiro "approach" S+S Google?

Em paralelo a esse movimento, a Microsoft não está de bobeira! Eu nunca testei o Office Live (não está disponível no Brasil ainda :(). Essa briga vai ser muito interessante!

Eu gosto de dizer que quem ganha com esses movimentos somos nós, os usuários! :)

Leonardo Fortunato disse...

Bem lembrado, realmente na instalação do Java RunTime tem a opção de instalar a barra de ferramentas do Google.

O Picasa e o Google Earth acredito que são exemplos não SaaS (Software as a Service) do Google.

Quanto a Microsoft, parece que está para ser lançado uma ferramenta que irá integrar as ferramentas Live com o Windows, acho que é a nova aposta da MS pra aumentar a demanda por seus serviços Live.