segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Adobe e a Web 2.0

Quando pensamos em Web 2.0 ainda estamos muito ligados aos aplicativos feitos usando AJAX, JavaScript, deixando as aplicações RIA, que antes do "aparecimento do AJAX" parecia ser o único futuro da Web, meio de lado.

E a principal fornecedora de meios para criação de RIA parecia também passar por um momento de hibernação, apenas parecia.

A Adobe, com seu arsenal, Dreamweaver, Flash, Flex, Photoshop, entre outros, passou algum tempo sem avançar muito no campo da Web 2.0, e viu um dos seus principais trunfos, o desenvolvimento de aplicações em RIA sobre a plataforma do Flash, ganhar vários concorrentes (Silverlight da Microsoft, JavaFX, e o OpenLaszlo, que gera aplicações em Flash e em AJAX).

Agora a Adobe mostra que quer estar presente mais do que nunca na Web 2.0 lançando a plataforma AIR (Adobe Integrated Runtime) que vai misturar Flash, Flex, HTML e AJAX para a criação de aplicações para Web 2.0 que funcionarão OnLine e OffLine.

Aplicações RIA e Web 2.0 OffLine não são novidade, a alguns anos, a ainda Macromedia possuía o Flex Central que permitia que você criasse aplicações em Flex e as fizesse funcionar OffLine. E mais recentemente o Google lançou o Gears, que permite que você crie aplicações utilizando AJAX que funcionarão OffLine.

E em serviços Web 2.0, a Adobe demonstrou a versão OnLine do Photoshop, e comprou uma empresa que possui um editor de textos OnLine usando Flash, ou seja, está chegando mais um concorrente forte, o Google pode estar prestes a encontrar um concorrente bem forte, e a Microsoft pode acabar numa posição de mera coadjuvante na Web 2.0 se não começar a correr mais.

0 comentários: