sábado, 10 de novembro de 2007

Tentando analisar um "negócio"

Vou fugir um pouco do assunto principal do blog, mas é por uma boa causa.

Semana passada assisti o Workshop Formação de Analistas de Negócio que o Paulo Vasconcellos (http://finito-log.blogspot.com/) veio ministrar em Bauru especialmente pros alunos da UNESP, e deixo escrito, mudou minha visão de processos, de negócio, e ainda me fez enxergar qual a possível posição na área de TI que se encaixa melhor ao meu perfil.

Ainda não sei se trabalhar realmente como analista de negócio vai ser meu futuro, pois meu perfil técnico parece me puxar pra algo mais próximo de um arquiteto, mas eu ainda sim estou vislumbrado com os conhecimentos que adquiri no workshop. Demorou quase uma semana pra eu conseguir digerir tudo o que foi passado, e agora estou tentando por em prática.

Está escrito no meu perfil, mas não custa lembrar, eu trabalho da área de informática da UNESP, mais precisamente na Faculdade de Ciências do Campus de Bauru, e ainda não temos a TI como parte da estratégia da Universidade ou da Faculdade. É muito difícil perceber a estratégia de uma instituição de ensino pública, mas temos que lembrar dos pilares: ensino, pesquisa e extensão, e tentar contemplá-los. Estou montando alguns diagramas, alguns documentos, pra conseguir representar o que a área de TI pode proporcionar de benefícios pra que a nossa Faculdade possa melhorar em relação a esses pilares, não está sendo fácil, e junto a isso vou tentar implantar um gerenciamento de projetos.

Irei colocar aqui os próximos capítulos dessa história.

Gostaria de agradecer mais uma vez ao Paulo, que viajou mais de 10 horas pra chegar aqui em Bauru, e nos presentear com o workshop e um banho de conhecimento.

0 comentários: